Promotoria de Justiça de Paracatu lançará campanha para combater a violência nas escolas

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, lançará este mês a campanha PazEduc, um projeto que tem o objetivo de reduzir a violência nas escolas, promovendo ações educativas e estabelecendo uma atuação intersetorial na apuração e aplicação de medidas necessárias em casos relevantes. O lançamento será no próximo dia 12 de abril, às 9h, na Casa de Cultura de Paracatu.

O projeto envolve, além do MPMG, a Superintendência de Ensino, Secretarias Municipais de Educação e Saúde, Conselho Tutelar e as Polícias Civil e Militar. Ele foi desenvolvido em razão dos altos índices de violência nas escolas, sobretudo após a retomada das aulas, interrompidas pela pandemia de covid-19. A campanha de conscientização busca uma cultura de paz na educação, com cooperações da família e sociedade.

De acordo com a promotora de Justiça Maria Constância Martins da Costa Alvim, “a campanha não tem o viés punitivo, mas sim educacional. Nosso objetivo é trazer os pais e a sociedade para o debate dentro do ambiente escolar. Queremos nos pautar em uma cultura de paz”, explica a promotora de Justiça.